Quarta-feira da décima segunda semana


Evangelho segundo Mateus 7, 15-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Acautelai-vos dos falsos profetas, que andam vestidos de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos frutos os conhecereis. Poderão colher-se uvas dos espinheiros ou figos dos cardos? Assim, toda a árvore boa dá bons frutos e toda a árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos, nem uma árvore má dar bons frutos. Toda a árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Portanto, pelos frutos os conhecereis».

Acautelai-vos dos falsos profetas

Não há dúvida que, em todos os tempos, há o perigo dos «falsos profetas». Jesus Cristo dá o alerta nesta passagem do evangelho: «Acautelai-vos dos falsos profetas». Infelizmente, há sempre pessoas que se apresentam com a aparência de salvadores, mas os seus objetivos não são verdadeiros nem honestos
O perigo desses «falsos profetas» não está tanto no erro, mas na maldade em que vivem e pretendem arrastar outros. Os «frutos» denunciam os seus reais objetivos. 
Seguir Jesus Cristo implica esta atenção permanente para discernir quais são as propostas autênticas e quais as enganadoras. Estas propostas (enganadoras), embora possam parecer atrativas, afastam-nos do Evangelho, da Boa Nova. Por isso, o cristão tem se de questionar: à minha volta existe alegria, paz, tranquilidade, gosto pela vida? Ou, pelo contrário, à minha volta há um clima insuportável, maldade, rivalidades, violências, atropelos?

© Laboratório da fé, 2013

Décima segunda semana, no Laboratório da fé, 2013
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 26.6.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários