Quarta-feira da sexta semana de Páscoa


Evangelho segundo João 16, 12-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há-de vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vos há-de anunciá-lo. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vos há-de anunciá-lo».


Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena

Quem é que nunca teve dúvidas, crises, desânimos, desilusões, em determinado momento da vida? De facto, a existência humana está marcada pela limitação o que proporciona, aqui ou além, momentos considerados menos favoráveis. Não há que ter medo dessas situações. 
Jesus Cristo recorda aos discípulos que a vinda e a presença do Espírito Santo será uma ajuda para os guiar até à plenitude da verdade. «Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena». Quem caminha na verdade, não deve temer qualquer situação de dúvida, crise, desânimo, desilusão. A busca honesta da verdade é o caminho certo. Mais vale uma fé recuperada do que uma fé instalada, sem qualquer tipo de prova. Ou para usar as palavras do papa Francisco sobre a Igreja: mais vale uma fé acidentada do que uma fé doente por se fechar em si mesma.
A vida é uma caminhada. Cada dia vamos caminhando na procura da verdade. A vida cristã é também uma caminhada. Tal como vamos conhecendo e aprendendo coisas novas e nos aproximamos de uma perceção mais completa da realidade, também acontece o mesmo na relação com Deus. Pela presença do Espírito Santo, Jesus Cristo promete-nos o auxílio para caminhar na verdade. A atitude própria do cristão é a escuta. Neste mundo, ninguém pode apresentar-se como o detentor da verdade plena. Todos temos que escutar, pois todos temos sempre muito para aprender. Jesus Cristo, o nosso psicólogo particular, aconselha-nos a acolher o dom do Espírito Santo e a deixarmo-nos guiar até à verdade plena.

© Laboratório da fé, 2013

João 20, 20 - www.laboratoriodafe.net
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 8.5.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários