Fazei tudo o que ele vos disser


Naquele tempo, realizou-se um casamento em Caná da Galileia e estava lá a Mãe de Jesus. Jesus e os seus discípulos foram também convidados para o casamento. A certa altura faltou o vinho. Então a Mãe de Jesus disse-Lhe: «Não têm vinho». Jesus respondeu-Lhe: «Mulher, que temos nós com isso? Ainda não chegou a minha hora». Sua Mãe disse aos serventes: «Fazei tudo o que Ele vos disser». Havia ali seis talhas de pedra, destinadas à purificação dos judeus, levando cada uma de duas a três medidas. Disse-lhes Jesus: «Enchei essas talhas de água». Eles encheram-nas até acima. Depois disse-lhes: «Tirai agora e levai ao chefe de mesa». E eles levaram. Quando o chefe de mesa provou a água transformada em vinho, – ele não sabia de onde viera, pois só os serventes, que tinham tirado a água, sabiam – chamou o noivo e disse-lhe: «Toda a gente serve primeiro o vinho bom e, depois de os convidados terem bebido bem, serve o inferior. Mas tu guardaste o vinho bom até agora». Foi assim que, em Caná da Galileia, Jesus deu início aos seus milagres. Manifestou a sua glória e os discípulos acreditaram n’Ele (Evangelho segundo João 2, 1-11).

Mistérios a partir do texto evangélico


  • PRIMEIRO MISTÉRIO: MARIA VIVEU UNIDA A JESUS CRISTO
Hoje, dirigimo-nos a Maria, a Mãe de Deus e a Sede da Sabedoria, tendo confiança em que Ela nos indicará os caminhos para o seu Filho. Maria esteve verdadeiramente unida a Jesus. Os Evangelhos não nos conservaram muitas das suas palavras; mas as que foram recordadas levam-nos de novo ao seu Filho e à palavra dele. Em Caná da Galileia, dirigindo-se aos serventes disse: «Fazei tudo o que ele vos disser». Hoje, ela dirige-nos a mesma mensagem (João Paulo II, Homilia de 30 de setembro de 1979).

  • SEGUNDO MISTÉRIO: ESCUTAR AS PALAVRAS DE JESUS CRISTO
«Fazei tudo o que ele vos disser». O que Jesus nos diz com a sua vida e com a sua palavra foi-nos conservado nos textos do Novo Testamento e transmitido pela Igreja. Devemos familiarizar-nos com estas palavras. E fazemo-lo escutando as leituras da Escritura na Eucaristia; lendo pessoalmente as Escrituras; refletindo, em família ou com amigos, sobre o que o Senhor nos diz; quando rezamos o Rosário e unimos a nossa devoção à Mãe de Deus com a oração meditada dos mistérios da vida de seu Filho (cf. João Paulo II, Homilia de 30 de setembro de 1979).

  • TERCEIRO MISTÉRIO: HÁ MUITAS VOZES FALSAS
Muitas vozes assaltam o cristão no mundo de hoje. Muitas dessas vozes são falsas. São as vozes que sugerem que a verdade é menos importante do que o lucro pessoal; que o bem-estar, a saúde e o prazer são os verdadeiros fins da vida; que a recusa de uma nova vida é melhor do que a generosidade de espírito e do que o acolhimento; que a justiça deve ser obtida mas sem compromisso pessoal; que a violência pode ser meio para obter um bom fim; que a unidade pode ser construída sem abandonar o ódio (cf. João Paulo II, Homilia de 30 de setembro de 1979).

  • QUARTO MISTÉRIO: FAZER TUDO O QUE JESUS NOS DIZ
Maria, neste momento nós escutamos com particular atenção as tuas palavras: «Fazei tudo o que o meu Filho vos disser». E nós desejamos responder às tuas palavras com todo o coração. Desejamos fazer tudo o que o teu Filho nos diz, tudo o que nos ordena, porque Ele tem palavras de vida eterna. Desejamos realizar e cumprir tudo o que vem dele, tudo o que está contido na Boa Nova, tal como fizeram os nossos antepassados por muitos séculos (João Paulo II, Homilia de 30 de setembro de 1979).

  • QUINTO MISTÉRIO: MARIA AJUDA-NOS A ESCUTAR JESUS CRISTO
Maria, confiamos ao teu cuidado a nossa comunidade paroquial de.... Oxalá os nossos ouvidos ouçam com toda a clareza a tua voz materna: «Fazei tudo o que o meu Filho vos disser». Ajuda-nos a perseverar com Cristo; ajuda-nos, ó Mãe da Igreja, também a construir o seu Corpo Místico, vivendo aquela vida que só Ele pode conceder-nos na sua plenitude, e que é ao mesmo tempo divina e humana (cf. João Paulo II, Homilia de 30 de setembro de 1979).

  • ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS > > >
  • TEMA GERAL DO MÊS DE MARIA 2013 > > >
© Laboratório da fé, 2013

Maio, mês de Maria, 2013 — Laboratório da fé
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 31.5.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários