A natureza da sua mediação 


Efectivamente, nenhuma criatura se pode equiparar ao Verbo encarnado e Redentor; mas, assim como o sacerdócio de Cristo é participado de diversos modos pelos ministros e pelo povo fiel, e assim como a bondade de Deus, sendo uma só, se difunde variamente pelos seres criados, assim também a mediação única do Redentor não exclui, antes suscita nas criaturas cooperações diversas, que participam dessa única fonte. Esta função subordinada de Maria, não hesita a Igreja em proclamá-la; sente-a constantemente e inculca-a aos fiéis, para mais intimamente aderirem, com esta ajuda materna, ao seu mediador e salvador (Constituição Dogmática sobre a Igreja — «Lumen Gentium», 62).

Mistérios a partir do texto da «Lumen Gentium»


  • PRIMEIRO MISTÉRIO: VERBO ENCARNADO E REDENTOR
Na Encarnação, a nossa vida abre-se à esperança, ao contemplar a glória divina escondida na pobreza de ser humano. Aceitar este paradoxo é descobrir a Verdade que liberta, o Amor que transforma a existência. Depois, na Noite de Natal, o Redentor faz-Se um de nós, para ser nosso companheiro nos caminhos tortuosos da história humana. Acolhamos a mão que Ele nos estende: é uma mão que não nos quer tirar nada, mas apenas dar (Bento XVI, Mensagem de Natal em 2005).

  • SEGUNDO MISTÉRIO: SACERDÓCIO DE CRISTO
A participação de todos os batizados no único sacerdócio de Jesus Cristo é a chave para a compreensão da cooperação humana na única mediação do Redentor. Os fiéis leigos participam no múnus sacerdotal, pelo qual Jesus se ofereceu a si mesmo sobre a Cruz e continuamente se oferece na celebração da Eucaristia para glória do Pai e pela salvação da humanidade. Incorporados em Cristo Jesus, os batizados unem-se a Ele e ao seu sacerdócio, na oferta de si mesmos e de todas as suas actividades (cf. João Paulo II, Exortação Apostólica sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo — «Christifideles Laici»).

  • TERCEIRO MISTÉRIO: SUSCITA NAS CRIATURAS COOPERAÇÕES DIVERSAS
É possível participar na mediação de Cristo em diversos âmbitos da obra da salvação. O II Concílio do Vaticano, na Constituição Dogmática sobre a Igreja, ilustra como é possível às criaturas exercer algumas formas de mediação, em dependência de Cristo. Nesta vontade de suscitar participações na única mediação de Cristo, manifesta-se o amor gratuito de Deus que quer compartilhar aquilo que possui (João Paulo II, Audiência Geral de 1 de outubro de 1997).

  • QUARTO MISTÉRIO: AJUDA MATERNA
A mediação materna de Maria não é senão um dom do Pai à humanidade. Maria desempenha a sua ação materna em contínua dependência da mediação de Cristo e d’Ele recebe tudo o que o seu coração desejar transmitir aos homens e mulheres de todos os tempos. Na sua peregrinação terrena, a Igreja experimenta «continuamente» a eficácia da ação da «Mãe na ordem da graça» (João Paulo II, Audiência Geral de 1 de outubro de 1997).

  • QUINTO MISTÉRIO: MEDIADOR E SALVADOR
Jesus Cristo é o único salvador e mediador entre Deus e os humanos: «Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo» (1Timóteo 2, 5-7). Jesus Cristo é o único salvador de todos, o único capaz de nos conduzir a Deus. «E não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu qualquer outro nome dado aos homens que nos possa salvar» (Atos dos Apóstolos 4, 12). Esta única mediação e a salvação de Cristo não é apenas para alguns, mas estão à disposição de todos os seres humanos.

  • TRÊS AVE MARIAS FINAIS
Nesta semana da vida, peçamos a Maria que nos ajude a dar mais vida à nossa vida. Maria é a Mãe de todos os que renascem para a vida. Ela é verdadeiramente a Mãe da Vida que faz viver todos os homens; ao gerar a Vida, gerou de certo modo todos aqueles que haviam de viver dessa Vida (João Paulo II, Carta Encíclica «O Evangelho da Vida», 138).

  • ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS > > >
  • TEMA GERAL DO MÊS DE MARIA 2013 > > >
© Laboratório da fé, 2013

Maio, mês de Maria, 2013 — Laboratório da fé

Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 19.5.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários