O influxo salutar de Maria e a mediação de Cristo


O nosso mediador é só um, segundo a palavra do Apóstolo: «não há senão um Deus e um mediador entre Deus e os homens, o homem Jesus Cristo, que Se entregou a Si mesmo para redenção de todos» (1Timóteo 2, 5-6). Mas a função maternal de Maria em relação aos homens de modo algum ofusca ou diminui esta única mediação de Cristo; manifesta antes a sua eficácia. Com efeito, todo o influxo salvador da Virgem Santíssima sobre os homens se deve ao beneplácito divino e não a qualquer necessidade; deriva da abundância dos méritos de Cristo, funda-se na Sua mediação e dela depende inteiramente, haurindo aí toda a sua eficácia; de modo nenhum impede a união imediata dos fiéis com Cristo, antes a favorece (Constituição Dogmática sobre a Igreja — «Lumen Gentium», 60).

Mistérios a partir do texto da «Lumen Gentium»


  • PRIMEIRO MISTÉRIO: O NOSSO MEDIADOR É SÓ UM: JESUS CRISTO
Cristo é o único mediador entre Deus e os seres humanos. Só poderão entrar em comunhão com Deus através de Cristo, e sob a ação do Espírito. Esta Sua mediação única e universal, longe de ser obstáculo no caminho para Deus, é a via estabelecida pelo próprio Deus, e disso, Cristo tem plena consciência. Se não se excluem mediações participadas de diverso tipo e ordem, todavia elas recebem significado e valor unicamente da de Cristo, e não podem ser entendidas como paralelas ou complementares (João Paulo II, Carta Encíclica sobre a validade permanente do mandato missionário — «Redemptoris Missio», 5).

  • SEGUNDO MISTÉRIO: A FUNÇÃO MATERNAL DE MARIA
Maria exerce atualmente a missão maternal no desenvolvimento da Igreja e na multiplicação dos cristãos. A função maternal de Maria consiste numa solicitude constante, traduzida pela intercessão junto de Cristo, a favor do desenvolvimento da Igreja e da evolução perfeita de cada vida cristã. Maria não possui por si mesma os tesouros da graça; deve pedir continuamente as graças úteis à humanidade, mas está encarregada por Deus desta contínua súplica, e não pode deixar de ser atendida (Jean Galot).

  • TERCEIRO MISTÉRIO: MARIA NÃO OFUSCA A MEDIAÇÃO DE CRISTO
Maria está inserida na única mediação de Cristo, totalmente ao Seu serviço. «A função maternal de Maria em relação aos seres humanos de modo algum ofusca ou diminui essa única mediação de Cristo, manifesta antes a sua eficácia». Estamos longe de afirmar um papel de Maria na vida da Igreja fora da mediação de Cristo ou ao lado dela, como se se tratasse de uma mediação paralela ou concorrente. A mediação maternal de Maria «é mediação em Cristo» (João Paulo II, Audiência Geral de 12 de janeiro de 2000).

  • QUARTO MISTÉRIO: A ABUNDÂNCIA DOS MÉRITOS DE CRISTO
É em Cristo, nosso Redentor, que se encontram em abundância as satisfações e os méritos da sua redenção (Catecismo da Igreja Católica, 1476). «Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que no alto do Céu nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. [...] É em Cristo que temos a redenção, o perdão dos pecados, em virtude da riqueza da sua graça, que Ele abundantemente derramou sobre nós» — afirma a Carta aos Efésios (1, 3.7).

  • QUINTO MISTÉRIO: MARIA FAVORECE A UNIÃO COM CRISTO
A mediação de Maria apresenta-se como o fruto mais excelso da mediação de Cristo e está orientada a tornar mais íntimo e profundo o nosso encontro com Ele. Maria não quer atrair a atenção para a sua pessoa. Viveu sobre a terra com o olhar fixo em Jesus e no Pai celeste. O seu desejo mais intenso é fazer convergir os olhares de todos na mesma direcção. Quer promover um olhar de fé e de esperança no Salvador, que nos foi enviado pelo Pai (João Paulo II, Audiência Geral de 12 de janeiro de 2000).

  • TRÊS AVE MARIAS FINAIS
Nesta semana da vida, peçamos a Maria que nos ajude a dar mais vida à nossa vida. Maria é a Mãe de todos os que renascem para a vida. Ela é verdadeiramente a Mãe da Vida que faz viver todos os homens; ao gerar a Vida, gerou de certo modo todos aqueles que haviam de viver dessa Vida (João Paulo II, Carta Encíclica «O Evangelho da Vida», 138).

  • ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS > > >
  • TEMA GERAL DO MÊS DE MARIA 2013 > > >
© Laboratório da fé, 2013

Maio, mês de Maria, 2013 — Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 16.5.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários