Ao ritmo da liturgia


Santíssima Trindade e oitava semana

Deus é «plural» e vive connosco


Tudo o que aprendemos, meditamos, rezamos e preparamos durante a primeira parte do ano é para pôr em prática neste próximo semestre. Ao longo de seis meses vamos aplicar diariamente o que de forma pausada nos foi dado a compreender no semestre anterior (Advento, Natal, Quaresma, Páscoa).
Este novo semestre começa com a solenidade da Santíssima Trindade: Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Apesar de ser um conteúdo fundamental da nossa fé, qualquer tentativa de explicar o mistério da Trindade é sempre imperfeita. A única coisa que podemos afirmar com certeza é que não podemos deixar de acreditar num Deus único, transcendente, mas próximo de nós, que dá pleno sentido à realidade.
Ora, este nosso Deus único é também um Deus plural (Pai, Filho e Espírito Santo). E é através desta pluralidade que nos podemos aproximar de Deus. Mas isto, apesar de ser abstrato em si mesmo, tem consequências para a nossa vida: nenhum cristão pode vivem sozinho, só para si, se quiser viver em plenitude e ser parecido com Deus.
Neste novo semestre (e ao longo de toda a vida), estaremos disponíveis para continuar a aprender com Jesus Cristo (DOMINGO: «Tenho ainda muitas coisas para vos dizer»).
Há dois verbos que o cristão nunca pode esquecer: dar e servir.
O desprendimento é essencial (SEGUNDA: «Vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres»), porque a recompensa será muito maior (TERÇA: «Receberá cem vezes mais»).
O serviço (QUARTA: «Servir e dar a vida») é a única via para seguir Jesus Cristo (QUINTA: «Seguiu Jesus pelo caminho»), apoiados pelo exemplo de Maria (SEXTA: «Maria pôs-se a caminho») e sem qualquer receio (SÁBADO: «Com que autoridade fazes isto?»).

Esta semana, com os olhos postos na pluralidade de Deus, aprenderemos a conjugar os verbos dar e servir, sempre no plural, isto é, muitas vezes ao dia.

A primeira parte deste texto foi inspirada na obra de José Luis Cortés, El ciclo C, Herder Editorial
© Laboratório da fé, 2013

Santíssima Trindade e oitava semana, no Laboratório da fé, 2013
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 27.5.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários