Histórias, contos e reflexões... fusão entre Ana Caridade e Julinha


Vem... vem... hoje vou-te contar uma história...


fusão entre Ana Caridade e Julinha

«Era uma vez uma mulher que não gostava da vizinha. Estava sempre a criticar os seus atos... ainda por cima, não bastava o facto de fazer tantas coisas más — na sua perspectiva — também era mentirosa! Por todo o lado que passava criticava.
Certo dia, cansada das coisas que fazia e por não gostar dela, inventou uma calúnia que fez com que muitas pessoas deixassem de gostar da vizinha.
Com algum peso de consciência, foi ter com o padre da freguesia. Ajoelhou-se em atitude de confissão... e contou ao padre o sucedido.
O padre perguntou porque fez isso, porque inventou uma calúnia acerca da sua vizinha?
A Mulher respondeu:
— Eu não gosto dela, da forma como ela é e age. E não queria ser a única a não gostar dela. Então, inventei a calúnia para que todos deixassem de gostar dela e não fosse só eu.
O padre deu-lhe a penitência...
— Isso é algo que não se deve fazer a ninguém mas... o que está feito está feito. Vais rasgar uma folha de papel, bem aos pedacinhos, mesmo muito pequeninos. E depois, do muro que separa a igreja da montanha, vais atirar a folha desfeita em papeis. A tua penitência é apanhar todos os papeis e reconstruir a folha.
A mulher aflita disse:
— Impossível. Eu jamais conseguirei apanhar todos os papeis e refazer a folha.
O padre concluiu:
— O mesmo acontece com o que fizeste aquela mulher».

Hoje vamos fazer essa experiência e rasgar uma folha toda aos bocadinhos... vamos atirar ao vento no parque e ver o que acontece.

© Ana Teresa Caridade



psicoterapeuta, criativa, narradora oral, professora

Ana Teresa Caridade, natural de Aveiro, vive em Braga, é professora de Educação Moral e Religiosa Católica, psicoterapeuta, criativa, narradora oral e professora de Hatha Yoga. Acredita que pode compilar e cruzar várias áreas: crescimento pessoal e espiritual, arte e comunidade. Explora a dança, o teatro, a música e a narração oral. Sente necessidade de explorar várias técnicas de psicoterapia.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 28.4.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários