— palavra para sábado, cinco de janeiro —

— Evangelho segundo João 1, 43-51

Naquele tempo, Jesus resolveu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse-lhe: «Segue-Me». Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: «Encontrámos Aquele de quem está escrito na Lei de Moisés e nos Profetas. É Jesus de Nazaré, filho de José». Disse-lhe Natanael: «De Nazaré pode vir alguma coisa boa?» Filipe respondeu-lhe: «Vem ver». Jesus viu Natanael, que vinha ao seu encontro, e disse: «Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento». Perguntou-lhe Natanael: «De onde me conheces?» Jesus respondeu-lhe: «Antes que Filipe te chamasse, Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira». Disse-lhe Natanael: «Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel!». Jesus respondeu: «Porque te disse: ‘Eu vi-te debaixo da figueira’, acreditas. Verás coisas maiores do que estas». E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo: Vereis o Céu aberto e os Anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem». 

— Vem ver

«Vem ver» — diz André ao seu amigo Natanael. No evangelho segundo João, «ver» é um dos sinónimos de «acreditar». Digamos que, nesta perspetiva, a fé não entra pelo ouvido, mas pela vista. A fé não consiste em ouvir dizer coisas sobre Jesus, mas em ver Jesus, em estar pessoalmente com Jesus Cristo. O que conduz à fé não são as palavras que se ouvem, mas aquilo que se vê. São muitos os exemplos que confirmam esta «lógica» do quarto evangelho!
Infelizmente, a Igreja — e consequentemente a grande maioria dos cristãos — colocou e continua a colocar demasiada ênfase na doutrina, no que se ouve; mas é preciso realçar o que se vê, o comportamento humano. Temos de aprender a tomar os evangelhos para «ver» como Jesus fazia e vivia; e fazer o mesmo. Jesus ensina-me que o decisivo não é a doutrina (que também faz falta), mas a atitude de vida, o meu comportamento diante dos outros.


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 5.1.13 | Sem comentários
Categorias: , , ,
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários