— palavra para seguda-feira da primeira semana —

— Evangelho segundo marcos 1, 14-20

Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus.

— Eles deixaram logo... e seguiram Jesus

Começa uma nova etapa na história da humanidade. Jesus anuncia a proximidade do Reino de Deus para inaugurar essa nova etapa para a vida humana. Dizer que «está próximo o Reino de Deus» é afirmar a presença de Deus no meio dos homens e mulheres. O Deus de Jesus Cristo não está no «alto do Céus». Ele está no meio de nós! Ele está connosco!
A novidade de Jesus está nesta afirmação de que Deus está presente na nossa vida, identificado com a nossa humanidade. É o que Jesus vai explicar e mostrar com palavras e com gestos, isto é, com toda a sua vida. Jesus diz mais do que isto: Deus está presente no nosso trabalho, no nosso decanso, nos nossos sofrimentos, nas nossas alegrias. Jesus diz que em tudo o que é verdadeiramente humano está Deus. Isto é o Evangelho, a Boa Notícia!
A primeira atitude para agir como Jesus é o desprendimento, deixar tudo. Os primeiros discípulos deixaram (as redes, o pai) as suas seguranças anteriores para estarem livres no seguimento de Jesus Cristo. É a primeira coisa a fazer, hoje! Enquanto não for capaz de a fazer, não poderei avançar com Jesus. Mas as seguranças (anteriores) são tão confortáveis. Preferes continuar agarrado às tuas seguranças? Está na hora de deixar tudo e seguir Jesus!

Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 14.1.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários