— palavra para terça-feira da segunda semana de advento —


— Evangelho segundo Mateus 18, 12-14

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir procurar a que anda tresmalhada? E se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo que se alegra mais por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tresmalharam. Assim também, não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos».

— Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar

Eu quero um Deus assim! Não é um desejo. É uma constatação. Existe um Deus assim. É o Deus de Jesus Cristo. É como um pastor que, com carinho, cuida de todas as ovelhas, a começar pelas que andam «perdidas». Jesus não fala de ofensa, nem de culpa. Fala de perda. Para Jesus, o pecado não é uma questão de maldade ou de castigo; é uma questão de perda, de abandono.
Deus ama tanto os seus filhos. Deus ama-me tanto. Ele não pode, não quer, passar sem mim. Ele sabe o perigo que corro quando estou perdido. Por isso, quando me «perco», não descansa enquanto não me encontra. E quando me encontra faz uma festa, partilha com todos a sua alegria. E, porque Deus não falha (não pode falhar), que mais eu preciso para viver em paz, descanso, tranquilidade, alegria?
Há por aí tantas falsas «imagens» de Deus! Inventadas por nós. Talvez porque nos tenhamos esquecido de procurar Deus em Jesus Cristo e na mensagem. Talvez porque seja mais «útil» um Deus severo e castigador, para «obrigar» a ter um determinado comportamento. 
Então, se Deus não castiga, posso fazer o que me apetece?! Podes... mas o ser humano foi criado à imagem e semelhança de(ste) Deus para ser bom. Não para receber um prémio ou um castigo. Mas para que toda a Criação (e todas as pessoas) seja respeitada e cumpra a sua missão: viver em paz, ser feliz!


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 11.12.12 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários