— palavra para quinta-feira da segunda semana de advento —


— Evangelho segundo Mateus 11, 11-15

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Batista. Mas o mais pequeno no reino dos Céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos Céus sofre violência e são os violentos que se apoderam dele. Porque todos os profetas e a Lei profetizaram até João. É ele, se quiserdes compreender, o Elias que estava para vir. Quem tem ouvidos oiça». 

— Quem tem ouvidos, oiça!

João Batista é o «maior» e o «mais pequeno»! Ele é uma das figuras deste tempo de Advento. A sua missão foi ajudar as pessoas a perceberem a dinâmica do Reino de Deus. João veio para despertar no coração do povo a necessidade da conversão; e a importância de estar preparado para acolher o Salvador. É este «acontecimento» que celebramos no tempo de Advento.
A partir da referência a João Batista, Jesus apresenta a lógica do Reino de Deus. Como profeta que prepara o caminho do Reino de Deus, João é o «maior». Mas Jesus diz que mais importante é fazer parte do Reino, isto é, viver em comunhão com Deus. João foi só um momento da História da Salvação. Depois dele, começa uma nova etapa, a definitiva, inaugurada por Jesus Cristo. Quem aceita fazer parte desta dinâmica é «maior» do que João Batista.
Sobre isto não existe qualquer dúvida. Assim o expressa Jesus ao dizer: «Quem tem ouvidos oiça». Bem podemos dizer que esta é a primeira atitude para integrar o projeto do Reino de Deus. Escutar. «Escuta Jesus que te fala no Evangelho», foi uma das respostas dadas pelo Papa, no dia de ontem (12 de dezembro), através do twitter, para responder à pergunta: «Como podemos viver melhor o Ano da Fé no nosso dia a dia?». Para ser o «maior» no Reino de Deus, faz-te «pequeno», escuta o que Jesus tem para te dizer!

Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 13.12.12 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários