— palavra para segunda-feira da quarta semana de advento — 24 de dezembro —

— Evangelho segundo Lucas 1, 67-79

Naquele tempo, Zacarias, pai de João Baptista, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou dizendo: «Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que visitou e redimiu o seu povo e nos deu um salvador poderoso na casa de David, seu servo. Assim prometera desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos Profetas, que nos libertaria dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam; que teria compaixão dos nossos pais, recordando a sua sagrada aliança e o juramento que fizera a Abraão, nosso pai: que nos concederia a graça de O servirmos um dia sem temor, livres das mãos dos nossos inimigos, em santidade e justiça, na sua presença, todos os dias da nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos, para dar a conhecer ao seu povo a salvação, pela remissão dos pecados; graças ao coração misericordioso do nosso Deus, que das alturas nos visita como sol nascente, para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz». 

— Para iluminar os que vivem nas trevas... 

Zacarias, pai de João (Batista), vê cumprida a promessa do nascimento do seu filho. Solta-se-lhe a língua. Proclama um hino de louvor a Deus. Este hino, proposto para o último dia de Advento, é rezado todos os dias pela manhã durante a Oração de Laudes na Liturgia das Horas (Oração diária proposta pela Igreja).
Zacarias profetiza a salvação que nos visita como o sol em cada manhã, «para iluminar os que vivem nas trevas [...] e dirigir os nossos passos no caminho da paz». É o anúncio da vinda de Jesus! A presença de Jesus conduz-nos sempre pelos caminhos da paz (bem diferente da primeira parte do texto em que se realça o lado negativo: salva dos inimigos e dos que nos odeiam). O Deus de Jesus Cristo é verdadeiramente um Deus de paz, um Deus que ilumina a vida de todos os seres humanos.

Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 24.12.12 | Sem comentários
Categorias: , , ,
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários