— Carmelo Doloto, no Auditório Vita (Braga), no dia 3 de dezembro de 2012 —

A escolha da educação para a fé

Se o Evangelho é capaz de despertar a busca significativa pela vida é porque se insere e recorre à qualidade da relação educativa como condição para elaborar o “projeto pessoal de vida”.
Quais os elementos para tal relação educativa:
a) A pessoa é bem de toda a educação: entrar em relação significa ajudar a tornar-se protagonista do seu próprio caminho. A educação cristã, isto é, o projeto segundo o estilo de Jesus, insere-nos com a própria bagagem cultural, ética, religiosa para nos ajudar num caminho de humanização (segundo a lógica do Reino).
b) A multimédia como instrumento para cada conteúdo educativo: sons, imagens, movimento, palavras, escritura ajudam na transmissão e interiorização da proposta educativa. É também importante o clima emotivo e afectivo para que a comunicação aconteça.
c) Este processo deve acontecer dentro de uma “comunidade de prática” (laboratórios de vida). Pensar percursos e experiências educativas nas quais as pessoas possam modificar-se a si próprias aprendendo, fazendo e colaborando em conjunto. Uma proposta formativa eclesial educa para a fé se oferece experiências comunitárias e de pequenos grupos.


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 7.12.12 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários