— palavra para terça-feira da primeira semana de advento —

— Evangelho segundo Lucas 10, 21-24

Naquele tempo, Jesus exultou de alegria pela ação do Espírito Santo e disse: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque isto foi do teu agrado. Tudo Me foi entregue por meu Pai; e ninguém sabe o que é o Filho senão o Pai, nem o que é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar». Voltando-Se depois para os discípulos, disse-lhes: «Felizes os olhos que vêem o que estais a ver, porque Eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes e não o viram e ouvir o que vós ouvis e não o ouviram».

— Eu Te bendigo, ó Pai...

Estamos enganados! Olhamos à nossa volta, pensamos na maneira de viver, e concluímos que o mundo é para os grandes, os sábios, os inteligentes, os famosos, os que ocupam cargos sociais ou políticos... Mas Jesus Cristo percebe outra realidade. Para ele, o mundo é para os pequeninos, os mais frágeis da sociedade. Estes são os que se apresentam disponíveis, com humildade, para acolher a revelação divina. E Jesus dá graças ao Pai porque assim acontece. 
Deus só pode ser conhecido através da humildade. A revelação de Deus acontece mais depressa na vivência humana do que na procura do saber. Para redescobrir o caminho da fé é preciso estar disponível para acolher Deus, não numa fórmula dos sábios, mas na vida dos humildes. 
Jesus Cristo é o primeiro a perceber e a viver esta dinâmica. Por isso, não quis ser sábio, antes viveu uma relação humana profunda com todas as pessoas, a começar pelos mais frágeis, os pequeninos. Esta atitude desccobre-a na maior intimidade que Jesus tinha com o Pai. Uma intimidade única. Só Jesus a tinha. Para progredir na intimidade com Deus, isto é, para crescer na fé, preciso de seguir os passos de Jesus: viver uma relação humana profunda com todas as pessoas. 


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 4.12.12 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários