«Um livro que explora o essencial daquilo que faz a vida de família»


O que é uma família cristã?


Christine Ponsard, mãe de família e jornalista, escreveu uma obra intitulada «A fé em família» (ed. Paulinas, Prior Velho 2007) onde apresenta referências e conselhos sobre um grande número de questões que preocupam as famílias cristãs.
No primeiro capítulo, a autora coloca a questão: «O que é uma família cristã?». Ao longo do capítulo apresenta as características da família cristã: uma família cristã é uma família de batizados; uma família cristã é uma família de pecadores; uma família cristã sabe que foi salva por Jesus; uma família cristã caminha para Deus (19-20).
«As famílias cristãs são chamadas a pôr toda a sua confiança em Deus: isso não quer dizer ficar à espera, de braços cruzados, que Deus faça o trabalho todo em vez delas! Viver como cristão é rezar, mas também é agir no centro do mundo. [...] A fé não nos dispensa, de modo algum, de adquirir competências para agir de forma eficaz, de arregaçarmos as mangas para trabalhar nesta nossa terra e de nos envolvermos na vida política, na ação sindical, na investigação científica, etc» (21-22).
A terminar o primeiro capítulo, Christine Ponsard desafia as famílias a viver a santidade, «a deixar-se santificar por Deus, para serem o lugar onde cada um poderá tornar-se santo. [...] É, hoje, e não amanhã, que Deus chama os pais a fazer crescer a fé dos seus filhos. [...] O exemplo dado pelos pais é um dos meios mais poderosos de ajudar os filhos a crescer no amor de Deus; o exemplo, nao de esposos perfeitos, mas de esposos que se perdoam e de pais que começam por tentar viver aquilo que ensinam aos seus filhos» (28-29).

© Laboratório da fé, 2012


  • Outros capítulos analisados no Laboratório da fé > > >

Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 30.12.12 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo
  • Comentários